FALECIMENTO DO ATIRADOR EDSON GARRASTAZU ALMEIDA
No dia 05 de maio do corrente ano de 2014, faleceu em Porto Alegre o competente dirigente e excelente atirador gaúcho Dr. Edson Garrastazu Almeida. Sem dúvidas, o Edson fará muita falta para o Tiro Brasileiro, pois, além de ter dirigido o Clube do Tiro 4 também presidiu a Federação Gaúcha de Caça e Tiro (FGCT). Em ambas, conduziu e incentivou por mais de 40 anos o tiro gaúcho, desenvolvendo um trabalho sério e meritório, elevando o nível do Tiro no extremo sul do País.
Iniciou no Tiro no final da década de 60, competindo nas modalidades de Fogo Central, Pistola Standard e principalmente no Tiro Rápido, chegando a integrar a equipe brasileira em eventos internacionais sempre com muito brilho e dedicação. Além disso, se mostrou possuidor de uma formidável visão gerencial, construindo, ampliando e remodelando as linhas de tiro do Tiro 4.
A Confederação Brasileira por diversas vezes utilizou o club Tiro 4 para promover os Campeonatos Sul-Americanos e os Torneios “Sá Campello”, com a participação dos melhores atiradores nacionais e sul-americanos em eventos grandiosos.
Nessa data, perdi um grande amigo e um ótimo companheiro que soube me acolher no Tiro 4 e na Federação Gaucha e me apoiar quando servi no Rio Grande do Sul no início de 1970, onde desempenhei com muita satisfação as funções de Diretor de Arma Longa da FGCT até 1986, trabalhando sob sua orientação.
Mais tarde Edson trocou de modalidades e passou a disputar provas do Tiro Prático onde também teve destaque e reconhecimento.
Cumpre ressaltar que ele foi um grande líder e um obstinado combatente da inexplicável Campanha do Desarmamento. Através de um trabalho de esclarecimento sobre o que é o Tiro Esportivo, junto a população e autoridades, impediu que o Tiro fosse atingido por uma lei absurda.
Foi uma grande vitória que obtivemos e devemos ao Edson - mais este feito em benefício do esporte.
Como Presidente da Federação Gaúcha Edson soube cultuar os feitos e as melhores tradições da família Wolf no tiro internacional.
O nosso profundo pesar à sua família. Descanse em paz meu amigo.
Eduardo Ferreira